A programação no Cmei Lucas Ruan acontece até às 16h - Foto Lia Mara

Cores, sorrisos largos, gostosuras e muita diversão. Foi assim que a semana começou nas unidades educacionais da rede municipal de ensino, que promoveram nesta segunda-feira, 11, uma programação especial para a comunidade escolar, em comemoração ao Dia das Crianças celebrado nesta terça-feira, 12, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Era possível sentir de longe a energia contagiante dos alunos da Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, localizada no Jardim Aureny III, que receberam, no período da manhã, o show do palhaço Batatinha, no auditório da escola. Todos sentadinhos em suas carteiras, usando máscaras, seguiam atentamente o comando do palhaço, que junto com sua turma, realizou brincadeiras e dinâmicas divertidas, arrancando gargalhadas das crianças.

O aluno Heitor Queiroz da Silva, de seis anos, comemorou a oportunidade. “Hoje é dia de festa na escola e eu vou me divertir com meus amigos. Tem palhaço, tem lanchinho, eu estou gostando muito de tudo.”

Quem também estava entusiasmada com a festa era a gestora da escola, Cícera Rocha. “É lindo ver no rostinho deles a alegria e o encanto que eles têm por nossa escola, e ao contrário do ano passado, hoje podemos oferecer uma programação especial, como eles merecem, e claro, seguindo todos os protocolos de segurança.”

Cícera contou ainda sobre o envolvimento de todos. “As professoras fizeram uma recepção calorosa logo na entrada, todas fantasiadas, deixando os pequenos eufóricos. Aliado à parte recreativa, trabalhamos também a imaginação das crianças, através da contação de histórias, ajudando-as no seu desenvolvimento”, explicou a gestora, lembrando que também haveria programação em sala de aula, distribuição de cachorro quente e picolé para todos. “Esse momento fortalece o vínculo da criança com a escola, que é sua segunda casa”, concluiu a diretora.

Educação Infantil

A entrada do Centro de Educação Infantil (Cmei) Lucas Ruan, localizado no Jardim Aureny III, transformou-se em uma linda passarela, e quem brilhou com as mais irreverentes e criativas fantasias foram as crianças. A ideia era mostrar que elas podem ser quem elas quiserem, de super-heróis a princesas, basta embarcar no mundo da imaginação e ser feliz.

Além do desfile, as crianças participaram de oficinas temáticas- Foto Lia Mara
Dia das Criancas – Foto Lia Mara

Em meio a um desfile e outro, aconteciam também as oficinas de dança, pintura facial, cineminha, além da distribuição de pipoca, algodão-doce e acesso ao pula-pula.

A programação no Cmei Lucas Ruan acontece até às 16h – Foto Lia Mara

Toda essa diversão teve o apoio de professores e professoras, que organizaram os espaços e as turminhas, a fim de evitar aglomerações, para que todos curtissem com segurança. “Para nós, professores, é tudo muito novo, depois de um longo período ensinando e aprendendo apenas de forma remota, viver o presencial é gratificante, ter as nossas crianças conosco, aqui no Cmei, dando vida aos espaços, foi uma das maiores felicidades que tivemos. Graças ao apoio dos pais e de todos, estamos vivendo e proporcionando momentos de alegria para os nossos alunos, sempre tomando os cuidados necessários”, relatou a professora Jucélia Coelho.

Michele Miranda, mãe do pequeno João Felipe Mariano, de cinco anos, disse que ver o filho feliz enche o seu coração de esperança e felicidade. “Meu filho está muito feliz, e isso me deixa emocionada. A sensação que tenho é de estarmos voltando à normalidade. Eu o trouxe para o Cmei bem tranquila, pois sei que além de bem instruído em casa, a equipe da escola cuida dele com amor e segurança.

E hoje é dia de festa, ele está se divertindo muito, e eu só tenho motivos para comemorar. O Cmei está de parabéns, pelo capricho e cuidado

As apresentações aconteceram no auditório da escola Foto Lia Mara

A gestora da unidade, Wérica Silva, explicou que esse momento representa toda a inocência e o encanto da infância. “Algumas crianças não têm a oportunidade de viver a infância como merecem, e veem na escola a chance de desfrutar do ‘ser criança’, da forma mais inocente e pura que possa existir. E nós, enquanto escola, temos o dever de ensiná-los, mas também, de proporcionar momentos inesquecíveis, que provoquem neles os mais lindos sentimentos. Aqui eles podem dançar, cantar, pular, curtir, sem medo, aqui é lugar de alegria, de ser feliz. Isso que nos move”, finalizou.

Outras escolas

No Cmei Miudinhos, a programação dos pequenos contou com gincana envolvendo várias atividades. No cardápio do dia, muita guloseima e gostosuras.

Na EM Benedita Galvão, o palhaço Batatinha apresentou brincadeiras, malabarismo e mágica, além da participação de bonecos e da Galinha Pintadinha.

A ETI Fidêncio Bogo contou com futebol de sabão, karaokê, discoteca, jogos de tabuleiro, piscina de bolinhas entre outros.

Todas as outras unidades educacionais promoveram ações referentes ao Dia das Crianças, incluindo as escolas do campo.

Deixe uma resposta