Representantes da construção participam de palestra sobre NT 33, com Corpo de Bombeiros Militar

O Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Diretoria de Serviços Técnicos (DISTEC), reuniu profissionais da construção civil para detalhar as atualizações relacionadas à Norma Técnica nº33, em que estabelece uma série de medidas para edificações já existentes no Tocantins. A NT tem foco na segurança contra incêndio e foi editada pelo próprio CBMTO.

A palestra ocorreu na manhã desta quinta-feira, 07, no Auditório da Escola de Gestão Fazendária (EGEFAZ), às margens da TO – 050, em Palmas, com participação de engenheiros civis, arquitetos, técnicos em edificações, responsáveis técnicos e empresários do setor construtivo.

A NT 33 entrou em vigor na semana passada, e rege sobre a obrigatoriedade na execução de adaptações em edificações existentes contra incêndio.

“Por algum motivo a obra não se adaptou à norma específica, e agora a NT 33 está trazendo uma medida para essa adaptação”, disse o tenente-coronel Thiago Franco Santana, diretor de Serviços Técnicos, palestrante no evento.

Tenente-coronel Franco em sua palestra para o setor da construção civil

“Essa NT chega para dirimir polêmicas. Se há uma edificação construída em desacordo com as normas, como vai ser regularizada? O que a gente está oferecendo por meio desta NT 33 é uma alternativa segura para a edificação”, completou Thiago Franco. Na prática, as edificações antigas de que trata essa norma, poderão ser corrigidos problemas nos projetos de segurança com a execução de medidas compensatórias.

“Essas medidas darão segurança muito maior para quem está nessas instalações. É para o bem de todos e não impede o desenvolvimento econômico do estado.  Para as edificações existentes, a NT tem uma grande importância”, afirmou o tenente-coronel Franco.

A íntegra da NT 3 está disponível no site do Corpo de Bombeiros Militar.

O presidente do Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Tocantins (CAU – TO), Silênio Martins Camargo, destacou a iniciativa do CBMTO.

“A grande importância desta NT é a simplificação segura e a sua modernização. As palestras terão um papel fundamental para os profissionais da construção civil entenderem e interpretar de forma rápida e correta. São atualizações muito importantes, em função da adaptação às novas tecnologias que vão surgindo. Os bombeiros militares, começaram esse trabalho há alguns anos, e hoje colhe os frutos desse planejamento”, afirmou Camargo.

Deixe uma resposta