Defesa Civil alerta para dias quentes na Capital e probabilidade de chuvas

A Defesa Civil emitiu o boletim de previsão do tempo para esta semana em Palmas, com alerta sobre ondas de calor e baixa umidade com grau de severidade de perigo potencial. Com temperaturas mínimas de 24 °C, a capital tocantinense pode chegar a máximas de 36 °C. A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alertam para possíveis malefícios ao bem-estar do palmense.

O boletim aponta temperatura 5?°C acima da média por período maior do que 5 dias. O índice de radiação ultravioleta para a semana é muito alto. A previsão é de que na terça-feira, 14, Palmas terá mínima de 24 °C e máxima de 38 °C. Quarta e quinta-feira a temperatura tem uma pequena queda, com mínima de 23 °C na quarta e 24 °C na quinta e máxima de 37 °C. Já na sexta a temperatura mínima se mantém a 24 °C e a máxima diminui para 36 °C. A previsão informa ainda probabilidade de chuva na quinta-feira, 16, com 90% e na sexta-feira, 17, com 80%.

As instruções da Defesa Civil para esta semana são para se hidratar com frequência e evitar ambientes com pouca ventilação e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes. Para o período chuvoso, evitar áreas de inundação, não se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos próximo a elas, não deixar crianças brincarem em enxurradas ou jogar lixo nos bueiros, ou bocas de lobos. Para mais recomendações acesse o boletim ou o site Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o especialista em Medicina Tropical da Semus, Alexandre Janotti, o clima muito quente pode ocasionar problemas de saúde como insolação e intermação. Enquanto a insolação é a exposição excessiva aos raios solares, a intermação é a ação do calor em ambientes pouco arejados durante um trabalho muscular intenso.

Principais causas de insolação e intermação

Umidade: uma maior umidade relativa do ar, mais difícil será a evaporação cutânea, consequentemente, o corpo acumula maior quantidade de calor; ventilação: falta de ventilação constante do ar, o resfriamento torna-se difícil e provoca o aumento da temperatura corporal.

A condição física também é apontada como uma das causas, uma vez que o excesso de trabalho aumenta a produção de calor pelo organismo, enquanto a fadiga muscular acumula substâncias tóxicas nos tecidos.

Recomenda-se alimentação leve, já que o processo de digestão causa um aumento da temperatura corporal e alimentos pesados podem alterar o processo correto de absorção deles.

É importante evitar roupas escuras, por elas favorecerem o acúmulo de calor, elevando a temperatura corporal.

Principais sintomas para ficar de olho: cefaleia (dor de cabeça), náuseas e tontura, vômitos, elevação da temperatura corporal (42°C), insuficiência respiratória, cianose, pele seca e quente e coma profundo. Caso sinta algum desses sintomas ou sinais, procure um local arejado e fresco, deite-se com o tronco ligeiramente elevado, afrouxar as roupas e tente aplicar compressas úmidas e frias sobre a cabeça.



Prevenção

Janotti aponta ainda a necessidade do acompanhamento de crianças pequenas, idosos e pessoas com alguma deficiência física ou mental que precisam de ajuda para se prevenir. “Apresentando algum sintoma ou sinal, se não responder de imediato à ingestão de líquidos, por estar vomitando talvez, deve ir para o pronto de atendimento onde receberá hidratação com reposição endovenosa”.

Para obter mais informações, o cidadão deve ligar para a Defesa Civil no número 199 ou para os Bombeiros no número 193. Caso precise de ajuda, dirija-se para a unidade de saúde mais próxima ou em casos mais graves, ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no número 192.

TOCANTINS ALERTA

Postagens Recentes

Após denúncia anônima, Polícia Militar apreende quase uma tonelada de material explosivo na rodoviária de Palmas

Na noite desta quinta-feira, 9, após receber uma denúncia anônima, a Polícia Militar do Tocantins…

23 horas atrás

Polícia Militar se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul e realiza campanha de arrecadação de donativos

Após as recentes enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul, deixando milhares…

23 horas atrás

Segurança Pública e Telebras iniciam tratativas para implantação de amplo sistema videomonitoramento nos municípios do interior do Tocantins

O secretário de Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, se reuniu na última quinta-feira,…

23 horas atrás

Em Canoas, bombeiros militares do Tocantins resgatam moradores em regiões inundadas

Desde a última quinta-feira, 09, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins está atuando também…

23 horas atrás

Governo do Tocantins publica edital para seleção de brigadistas florestais

O Governo do Tocantins publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, 10, o edital de  processo seletivo…

23 horas atrás