O domínio nas competições sul-americanas garantiu ao futebol brasileiro ter nove representantes na Libertadores de 2022. Com isso, o Campeonato Brasileiro pode ver o atual G-6 virar até um G-9 na zona de classificação para o principal torneio continental.

A final da Libertadores terá Flamengo x Palmeiras. E a decisão da Sul-Americana, Athletico x Bragantino.

 

Para que o G-6 vire G-9, os campeões da Libertadores (Fla ou Palmeiras), da Sul-Americana (Athletico ou Bragantino) e da Copa do Brasil (Athletico, Flamengo, Atlético-MG ou Fortaleza) precisam terminar entre os primeiros colocados do Brasileirão.

Atualmente, Atlético-MG, Bragantino, Flamengo, Fortaleza e Palmeiras estão no G-6. O Athletico é o nono colocado. No cenário atual, portanto, é bastante provável que o G-6 vira G-9.

A princípio, o futebol brasileiro tinha sete vagas na Libertadores de 2022, para o campeão da Copa do Brasil e os seis primeiros do Brasileirão. Com dois brasileiros na final da Liberta e outros dois na final da Sula, portanto, o país terá nove representantes na próxima Libertadores.

Caso o mesmo clube conquiste dois ou até três títulos, ele abrirá uma vaga para a Libertadores dentro do próprio Brasileirão. Ou seja, os vice-campeões da Libertadores, da Sul-Americana e da Copa do Brasil não terão vagas asseguradas na Libertadores de 2022.

A final da Libertadores, entre Flamengo e Palmeiras, será em 27 de novembro, um sábado. E a final da Sul-Americana, entre Athletico e Bragantino, está marcada para o dia 20, no sábado anterior.

Já a Copa do Brasil ainda está na semifinal, com Athletico x Flamengo em uma chave e Atlético-MG x Fortaleza na outra. Os confrontos estão marcados para os dias 20 e 27 de outubro, duas quartas-feiras, às 21h30.

Vagas na Sul-Americana

 

Os seis melhores do Brasileirão que não forem para a Libertadores vão garantir a vaga na Sul-Americana de 2022. Atualmente, as vagas vão do sétimo ao 12º colocado. Caso o G-6 vire G-9 para a Libertadores, as vagas na Sul-Americana irão do 10º ao 15º do Brasileirão.

Confira o que diz o regulamento do Brasileirão

 

Caso um clube obtenha acesso à Libertadores de 2022 através de uma das duas competições continentais (na hipótese de conquistar a Libertadores de 2021 ou a Sul-Americana de 2021) e também por intermédio de uma das competições nacionais (Brasileirão 2021 ou Copa do Brasil de 2021), este clube ocupará a vaga destinada à Conmebol, com a vaga 6 oriunda do Brasileirão 2021 ou da Copa do Brasil 2021, conforme o caso, sendo repassada ao clube melhor colocado no campeonato, excluídos os clubes já classificados.

Caso um clube obtenha acesso à Libertadores de 2022 através da Copa do Brasil e também por intermédio do Brasileirão, este clube ocupará a vaga destinada à Copa do Brasil, com a vaga oriunda do Brasileirão sendo repassada ao clube melhor colocado no campeonato, excluídos os clubes já classificados.

COM INFORMAÇÕES SITE GE

Deixe uma resposta