Oficinas bonecos ensinam a confecção, manipulação, texto e a construção de esquetes teatrais que retratem o cotidiano das crianças envolvidas

O projeto o universo mágico do teatro de bonecos para a construção da cidadania teve início na segunda-feria, 27, em Araguaína. O evento é coordenado pelo produtor cultural, ator e diretor de teatro, Wilamas Ferreira, tendo a participação da equipe do Grupo Ciganus Teatro. O projeto conta com incentivo do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

A primeira etapa da oficina teve início no 27 e encerra nesta quinta-feira, 30, e a segunda etapa ocorre nos dias 1º, 6, 7 e 8 de outubro, na escola municipal Joaquim Sabino. O projeto também será realizado em duas etapas, sendo de 18 a 22 e de 25 a 28 de outubro, na escola municipal Domingos Sousa Lemos, das 9 às 11 horas. No final, o projeto treinará 60 alunos e quatro monitores que poderão multiplicar o conhecimento e transmitir a mais pessoas interessadas nessa arte.

De acordo com o coordenador da oficina, Wilamas Ferreira, o projeto consiste em uma oficina de teatro de bonecos com 15 alunos de cada escola beneficiada, que aprenderão a confeccionar, manipular, criar histórias e apresentar cenas com os bonecos.

Oficinas bonecos ensinam a confecção, manipulação, texto e a
construção de esquetes teatrais que retratem o cotidiano das crianças envolvidas

“O projeto estimula a criatividade e a habilidade dos jovens na produção artística de forma lúdica e educativa”, pontuou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

O projeto universo mágico do teatro de bonecos foi contemplado com recursos do edital Prêmio Aldir Blanc do Governo do Tocantins, por meio da Adetuc, com apoio do Governo Federal, via Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

Deixe uma resposta