Agentes participam de curso realizado pela ETSUS

Um total de 106 alunos das regiões de saúde: Capim Dourado, Médio Norte Araguaia, Bico do Papagaio e Cerrado Tocantins Araguaia finalizam hoje o curso “Agentes Comunitários de Saúde” e “Agentes de Combates às Endemias” na Escola Tocantinense do SUS (ETSUS). Com o objetivo de qualificar de forma integrada os “Agentes Comunitários de Saúde” e “Agentes de Combates às Endemias”, na perspectiva do território único no âmbito da atenção primária, fortalecendo as dimensões da vigilância, prevenção, promoção, atenção e proteção à saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva Santana, e o superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde Carlos Felinto estiveram presentes

Com a carga horária de 120 horas, sendo 72h presenciais e 48h de atividades de conexão, o curso foi realizado no período de 11 a 13 de maio com realização nos municípios sede: Palmas (ETSUS), Araguaína, Augustinópolis e Guaraí. Nesse primeiro momento as regiões de saúde contempladas foram: Capim Dourado, Médio Norte Araguaia, Bico do Papagaio e Cerrado Tocantins Araguaia. O curso foi ministrado pelas técnicas facilitadoras: Adriane Feitosa Valadares (Palmas), Márcia Costa Martins de Almeida (Araguaína), Priscila Dayane Alves Vanccin (Augustinópolis) e Nébia Maria Morais Gadelha (Guaraí).

“O curso proporcionou a reflexão para os agentes quanto a atuação integrada no território, sendo que estes detectaram durante o curso situações, e possibilidades de aplicar essa forma de trabalho. Esse momento foi de intensa aprendizagem e troca de experiências e conhecimento para todos, o que resulta na promoção da redução no controle das doenças com maior efetividade e eficiência na execução das políticas”, destacou a técnica facilitadora do curso em Palmas, Adriane Valadares.

Na oportunidade o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva Santana, o o superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde (SGPES) Carlos Felinto  e o superintendente de Logística e AquisiçãoLuciano Lima estiveram presentes em visita a ETSUS e conversaram com os agentes participantes na finalização do Curso.

Os Municípios contemplados por região de saúde nessa primeira etapa do curso foram: Capim Dourado (Palmas, Aparecida do Rio Negro, Fortaleza do Tabocão, Lagoa do TO, Lajeado, Lizarda, Miracema e Miranorte); Médio Norte Araguaia (Araguaína, Aragominas, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia e Darcinópolis); Bico do Papagaio (Augustinópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Arguiarnópolis, Axixá, Buriti do TO, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina); Cerrado Tocantins Araguaia (Guaraí, Bandeirantes, Bernardo Sayão, Bom Jesus do TO, Colméia, Couto Magalhães, Goianorte, Arapoema e Itacajá).

“A qualificação para os Agentes Comunitários de Saúde é um curso carro-chefe da ETSUS que é ofertado desde 2014. Deixamos de ofertar esse curso durante a pandemia, e agora em 2022 retornamos com a oferta de mais turmas. São 5 turmas no primeiro semestre, e 5 turmas no segundo semestre para contemplar as 8 regiões de saúde”, ressaltou o gerente de Educação Permanente da ETSUS, Paulo Henrique Teixeira.

Deixe uma resposta