O Festival de Cinema Estudantil de Palmas ‘Você na Tela’ já tem os concorrentes da V Edição, que acontece de 08 a 10 de dezembro, na Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e terá transmissão ao vivo pelo canal do Festival do Youtube. Concorrerão 52 filmes, de um total de 82 inscritos, nas diversas mostras do Festival, sendo 25 do Rio Grande do Sul, dois do Distrito Federal, quatro de São Paulo, três de Goiás, um do Paraná, um do Rio de Janeiro e 16 do Tocantins. A lista pode ser conferida no Diário Oficial Nº (link do DOMP)… desta sexta-feira, 03.

Realizado há cinco anos pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Festival de Cinema Estudantil ‘Você na Tela’ é uma extensão do Cine Escola e tem a finalidade de promover o protagonismo infanto-juvenil, estimular a inserção de crianças, jovens estudantes e universitários no processo de criação, produção e apreciação da linguagem cinematográfica.

Sobre a realização do Festival em 2021, a coordenadora do projeto, Elisângela Dantas afirma que o Festival ‘Você na Tela’ tem mostrado, mesmo nestes dois anos tão adversos por conta da pandemia por Covid-19, que o cinema e o audiovisual mostram que a vida segue. “Que este universo tem muito a contribuir para que a vida seja cada vez mais inclusiva. E que a tela da vida pode voltar a ser mais viva e cheia de cor”.

Seleção

A seleção de filmes para o Festival é realizada por uma curadoria composta por profissionais do audiovisual convidados pela organização do evento. Neste ano a curadoria foi formada pelos cineastas: Gleydsson Nunes, Kecia Ferreira e Celso Rezende. Além de selecionar os filmes para as mostras competitivas, o papel da curadoria é também indicar as homenagens e as novidades do Festival.

Este ano a grande novidade será a indicação do homenageado ‘Professor Orientador’, que receberá o troféu ‘Você na Tela Educação’. O troféu será entregue para o professor orientador que contribuiu ao longo dos seis anos de produção de cinema estudantil no município de Palmas.

“Quero parabenizar os estudantes pelo esforço em produzir e pela técnica. Eles estão buscando abordagens inovadoras, também gostei dos roteiros, buscam novidades, tendências e anseios próprios. Achei maravilhoso assistir os filmes, o Festival é um pontapé inicial para que novas obras sejam produzidas, cada passo é um degrau a mais para que cheguem a obras cada vez mais completas e que representem a eles próprios”, afirmou a curadora Kécia Ferreira.

“Quando a gente vê garotos a partir de 10 anos fazendo esses vídeos com todos elementos da produção audiovisual, a gente vê como os processos se aceleraram, como é precoce o conhecimento e o acesso ao mundo do audiovisual. Eu destacaria duas coisas nesse Festival, que é como eles vêem as coisas, o ponto de vista dessa geração. Destaco ainda a participação dos professores que já possuem uma carga grande de atividades e ainda encontram tempo e motivação para orientar os alunos”, concluiu Gleydsson Nunes.

Kecia Ferreira Garcia

Produtora, roteirista e diretora, é sócia na Tapioca Cine e diretora tesoureira na Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo (ATCV). Formada em comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2003/2006), em Administração pela Universidade Anhembi Morumbi (2017/2019) e Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (2017/2019). Atualmente cursa a graduação em Ciências Contábeis na UFT – Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência nas áreas de Comunicação, com ênfase em publicidade e propaganda; audiovisual, com ênfase em produção executiva, produção audiovisual, produção cinematográfica, formato para Reality Shows, TV e cinema, e TV paga; e em educação, com ênfase em EAD (Ensino à Distância), Educação à Distância, Práticas em EAD e Tecnologias Educacionais.

 

Gleydsson Circuncisão Nunes

Jornalista, trabalhou como produtor, repórter e editor na TV Redesat; foi assessor de comunicação da CDL Palmas; atuou como repórter da revista Tocantins Total e também foi repórter, chefe de reportagem e âncora na rádio CBN Tocantins. Desde 2006 é roteirista e produtor de vídeo na Universidade Estadual do Tocantins.

Lançou em 2012 o documentário ‘Terminal de Lembranças’, que conta a história do rodoshopping e dos moradores da antiga rodoviária. No ano seguinte, mais um doc, ‘Bicho Homem’, um mergulho nas estórias de pessoas que supostamente viravam lobisomem durante a Semana Santa. Em 2002, seu projeto de TCC foi um filme etnográfico realizado na comunidade quilombola Barra da Aroeira, no município de Santa Tereza -TO. Roteirizou e dirigiu ainda diversas obras institucionais nas áreas da educação, agronegócio, meio ambiente.

 

Celso Rezende

Apaixonado por fotografia, fez grande parte da sua carreira no audiovisual e no cinema.

Como operador de câmera já fez trabalhos como ‘Circo Social – Os Kaco, João e Maria: uma aventura no Cerrado’, o documentário que será lançado em breve ‘Cartase’ e ‘O Segredo de João’, da Fábrica Produções e Grupo Um Ponto Dois.

 

Confira os filmes selecionados

 

Filme Diretor/Prof. Orientador Categoria Escola UF
1 Vivendo e aprendendo Guilherme Rodrigues Reis Jovem Cineasta Escola Municipal Thiago Barbosa TO
2 Dia do professor Ademir Bandeira Silva Jovem Cineasta E.T.I. Luiz Nunes de Oliveira TO
3 Vivências discentes em tempos de pandemia Athos de Sousa Bandeira e Carlos Henrique Almeida Borges Jovem Realizador E.T.I. Padre Josimo Morais Tavares TO
4 Flores e Frutos do Cerrado tocantinense Ademir Bandeira Silva Jovem Realizador E.T.I. Luiz Nunes de Oliveira TO
5 Quero falar de inclusão! Pedro Lucas Rodrigues e Janine Leão Jovem Realizador Colégio Presbiteriano Mackenzie TO
6 Escola rural na quarentena João Paulo AG Jovem Realizador Escola Aprígio Thomaz de Matos TO
7 As Velhas Memórias de uma Velha Abandonada Ana Clara Braz de Souza. Jovem Realizador Colégio Presbiteriano Mackenzie Palmas TO
8 Os Miseráveis – A versão Anna Elisa Ribeiro Martins Jovem Realizador Colégio Nabla Pré-Vestibulares e ENEM TO
9 Em Busca da Paz Ana Lúcia Coelho S. Mendes Jovem Realizador Colégio Presbiteriano Mackenzie Palmas TO
10 Diamantes não são para sempre Heitor Soares Corrêa, Giulia de Mello Scalco e Rafaela Turíbio das Chagas Jovem Realizador Colégio Nabla Pré-Vestibulares e ENEM TO
11 Dose de Esperança Ícaro Railan da Silva Souza Jovem Realizador Escola estadual Frederico José Pedreira Neto TO
12 Qualquer um pode ser um girassol Maria Júlia Coelho e Júlia Bandeira Jovem Realizador Colégio Presbiteriano Mackenzie Palmas TO
13 Distanciamento Social Hivollo Augusto dos Santos S. Araújo Jovem Realizador E.T.I. Luiz Nunes de Oliveira TO
14 O Sétimo Reino JP Motta Mostra Universitária Universidade Federal do Tocantins TO
15 Zé onça, relatos de uma memória Túlio de Melo Mostra Universitária Universidade Federal do Tocantins TO
16 Escaravelho Kluivert Siqueira de Sousa Mostra Brasil na Tela TO
17 Neguinho Marçal Vianna Mostra Universitária Universidade Veiga de Almeida RJ
18 Dois Minutos Para a Morte: O Corte do Diretor Thiago Morine Mostra Universitária Educandário Santa Rita de Cássia SP
19 Player 1 Rodrigo Paim Mostra Brasil na Tela Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo RS
20 Mãe é tudo igual Mariana Wiltgem Mostra Brasil na Tela Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo RS
21 Frágil? Isaque Franco Mostra Brasil na Tela Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo RS
22 Batendo a meta Maria Janaína de Oliveira Martins Mostra Brasil na Tela Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo RS
23 Nos trilhos da História Bianca Fioreze e Thaiz dos Santos Mostra Brasil na Tela Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo RS
24 De Gramado para o Mundo Bianca Fioreze e Thaiz dos Santos Mostra Brasil na Tela Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo RS
25 O Cheiro de Infidelidade Carolina Zart Hoher Mostra Brasil na Tela Escola Internacional de Curitiba PR
26 Voa Passarinho Otto Cortes Mostra Brasil na Tela Associação Antroposófica Moara DF
27 Tatá e os amigos do Cerrado Júlio Quinan Mostra Brasil na Tela Projeto Ilha da Imaginação GO
28 100 Medos Marco Túlio Rodrigues Mostra Brasil na Tela Projeto Ilha da Imaginação GO
29 Pavê Brasileiro Deni Hauenstein Mostra Brasil na Tela Colégio Marista Pio XII RS
30 Candyce Rafael Curado Mostra Universitária Universidade Estadual de Goiás GO
31 70%, o filme Zefel Coff Mostra Universitária Universidade de Brasília

Deixe uma resposta