O curso foi ministrado no Clube de Tiro Vale do Araguaia, na cidade de Paraíso.

A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSPTO), por meio da Escola Superior de Polícia (Espol), finaliza nesta sexta-feira, 22, o curso de instrução de tiro prático para 70 agentes integrantes da Polícia Civil, Militar, Bombeiros e Polícia Penal. O treinamento é parte do Projeto Academia Itinerante 2021, que visa qualificar, capacitar e promover a formação continuada dos profissionais.

O curso foi ministrado no Clube de Tiro Vale do Araguaia, na cidade de Paraíso. “Essa foi uma capacitação para alinhamento das ações policiais em todas as delegacias regionais do estado. São 50 horas aulas teóricas a distância e 30 horas de prática presencial”, explica o supervisor de Ensino da Espol, Hélio Pereira Marques.

Segundo o delegado e diretor geral do GOTE, Rildo Barreira, o curso visa padronizar os procedimentos de segurança para facilitar a atuação dos policiais diante da realidade. “Com tiros mais precisos, sem erros, a abordagem se torna mais precisa e com a possibilidade de mais acertos”, explica a autoridade policial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
São 50 horas aulas teóricas a distância e 30 horas de prática presencial. Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins

De acordo com o coordenador de operações do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), Ariston Ribeiro de Araújo, um dos instrutores do curso, durante esta semana foram praticadas técnicas de tiro inicial, tiro em movimento, tiro de defesa à retaguarda, regra dos 21 pés ou 7 metros, recarga tática, recarga de combate, tiro embarcado, dentre entre outras. “São técnicas de aprimoramento, como exemplo, sacar a arma e sair da frente do agressor, como se proteger ao ser surpreendido pelas costas, distância segura contra um ofensor com uma arma branca, situação em que o policial está em troca de tiros e acaba sua munição, assim como troca de carregadores em área segura, são habilidades atuais e essenciais para a capacitação dos policiais, táticas de aperfeiçoamento do trabalho policial”, detalha o instrutor.

Curso de instrução de tiro prático para 70 agentes integrantes da Polícia Civil, Militar, Bombeiros e Polícia Penal. Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins

O treinamento para as forças de segurança do estado visa fortalecer as operações integradas que estão sendo intensificadas em todo o Tocantins.

Deixe uma resposta