O Curso teve a finalidade de repassar conhecimentos teóricos e práticos relacionados às técnicas de defesa

Buscando aprimorar as práticas de trabalho dentro do Sistema Penal, duas mulheres policiais penais da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) se formaram no Curso de Autodefesa, realizado pela Academia Nacional da Polícia, iniciado em 26 de julho e finalizado nesta sexta-feira, 30. O curso teve duração de 20 horas, tendo como público-alvo mulheres que trabalham na área da segurança pública com a finalidade de adquirirem conhecimentos teóricos e práticos relacionados às técnicas de defesa.

A policial penal que integra o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE), Marileide de Souza, participou da capacitação trouxe conhecimentos que serão aplicados no cotidiano do Sistema Penal. “Participar deste Curso foi muito importante e enriquecedor, pois através dele adquiri novos conhecimentos e técnicas de defesa pessoal que com certeza serão muito úteis no meu dia a dia, pois o nosso ambiente de trabalho exige que estejamos sempre muito bem preparados e saber agir diante de qualquer situação de conflito que foge da normalidade”, disse.

O Curso teve a finalidade de repassar conhecimentos teóricos e práticos relacionados às técnicas de defesa
Duas mulheres policiais penais se formaram no Curso de Autodefesa realizado pela Academia Nacional da Polícia

Além da prática da autodefesa no ambiente de trabalho, a policial penal, Maciana Feitoza, afirma que as informações adquiridas durante a formação são essenciais para que as mulheres possam se proteger de ataques de terceiros.  “Tudo que foi ministrado neste curso é de fundamental importância, não somente na atuação como policial penal, mais enquanto aos riscos por sermos mulheres, visto que naturalmente somos apontadas e escolhidas como alvos para as ações de delinquentes que nos considerarem mais “fracas”. A proposta do curso não é o enfrentamento do perigo, mas se adiantar a atuação de perigo e se afastar, não sendo possível, lutar sempre pela vida”, ressaltou.

Autodefesa

O Curso de Autodefesa tem como objetivo desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitem ao policial executar suas tarefas diárias com mais segurança e empregando técnicas e procedimentos de artes marciais e imobilizações táticas.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta