Em novembro, a comissão do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), formada pelos avaliadores Cláudio Porto e Silvio Queiroz, esteve no Tocantins e certificou o Hospital Palmas Medical com um selo de qualidade.

A equipe de cerificação constatou que o HPM promove acesso completo e facilitado às escalas funcionais, mapas de risco, política de segurança do paciente, estratégias de segurança assistencial e plano de segurança institucional. “Esses e diversos outros fatores relacionados à estrutura organizacional; ações gerenciais e operacionais; segurança do cliente; infraestrutura e gestão de pessoas, foram avaliados positivamente, atestando a qualidade dos serviços de saúde prestados pelo Hospital Palmas Medical”, afirmou o Conselho.

O encerramento do processo de avaliação teve a participação da presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO), Luana Bispo Ribeiro, da coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-TO, Luciana Ferreira, da conselheira federal do Cofen, Emília Miranda Damasceno, além da gerência do hospital, enfermeiros e colaboradores da instituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O sentimento é de honra em poder fazer parte deste programa e contar com ajuda do Cofen e do Coren-TO. Esta conquista vai nos engrandecer e nos dar a certeza que estamos no caminho correto,” aposta  gerente de Enfermagem do Hospital Palmas Medical, Vivian Zogheib.

Palmas Medical 

O Hospital Palmas Medical, inaugurado em 2013, possui 75 leitos clínicos, com clínica e cirurgia em geral; UTIs adulto, pediátrica e neonatal; Pronto Socorro com leitos de observação e sala vermelha; além de outras dependências que garantem a segurança no atendimento aos pacientes. O quadro de profissionais de enfermagem é composto de 42 enfermeiros e 196 técnicos de enfermagem, com regularidade inscricional e pleno conhecimento das políticas de gestão da instituição.

PNQ 

O Cofen instituiu em 2016, o Programa Nacional de Qualidade (PNQ), com a finalidade de implementar o Selo e a Certificação de Qualidade. O projeto tem por objetivo reconhecer e estimular o desenvolvimento dos profissionais de enfermagem, por meio de boas práticas sustentadas em modelos assistenciais dinâmicos, que contribuam para prestar uma assistência de enfermagem segura e isenta de riscos.

Segundo a entidade, a inscrição para participar da certificação é voluntária e sem ônus para a instituição, que terá os serviços de enfermagem avaliados. O Selo de Qualidade do Cofen tem validade de três anos, que serão mantidos durante o período de vigência desde que haja o atendimento das regras instituídas.

Deixe uma resposta