Fechar Menu
  • INICIO
  • PALMAS
  • ESTADO
  • ASSEMBLEIA
  • ECONOMIA
  • SEGURANÇA
  • CONTATO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • QUEM SOMOS
Facebook Instagram YouTube
Facebook Instagram YouTube
Tocantins Alerta Oficial
  • INICIO
  • PALMAS
  • ESTADO
  • ASSEMBLEIA
  • ECONOMIA
  • SEGURANÇA
  • CONTATO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • QUEM SOMOS
Tocantins Alerta Oficial
Home » Polícia Civil deflagra operação contra célula de facção paulista radicada em Paraíso do Tocantins
DESTAQUE

Polícia Civil deflagra operação contra célula de facção paulista radicada em Paraíso do Tocantins

Redação Tocantins AlertaPor Redação Tocantins Alerta30/04/20254 minutos lidos
WhatsApp Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Copiar link
Mandados de busca foram cumpridos em endereços de membros da facção - Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Na manhã desta quarta-feira, 30, a Polícia Civil deflagrou em Paraíso do Tocantins a Operação Rasante visando dar cumprimento a um mandado de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão em endereços de investigados por integrar Organização Criminosa suspeitos da prática dos mais diversos crimes ocorridos na cidade.  O mandado de prisão foi cumprido em desfavor de V.H.A.G., 27 anos.

 

A operação foi coordenada pela 6ª Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (DEIC – Paraíso), unidade responsável pelas investigações,  e contou com o reforço de policiais civis da Diretoria Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), da 1ª Divisão Especializada Repressão a Narcóticos (Denarc – Palmas), da 6ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV  – Paraíso) e da 61ª e 62ª Delegacias de Polícia, ambas de Paraíso.

Operação visa desarticular célula de facção paulista responsável por diversos crimes na cidade – Luiz de Castro/Governo do Tocantins

O delegado chefe da DEIC – Paraíso, Antonio Onofre Oliveira da Silva Filho, destaca que as investigações tiveram início após a apuração de circunstâncias de torturas cometidas contra usuários de drogas e de um homicídio ocorrido em janeiro deste ano, ocorridos em Paraíso, possibilitando a identificação de membros da organização criminosa com atuação na cidade.

 

“No curso das investigações, foi apurado que após os faccionados Solução e Atribulado terem assassinado um companheiro, no caso o Roy, sem o aval da cúpula da facção, as lideranças regionais realizaram um procedimento interno para apurar a conduta destes membros aplicando a eles o ‘afastamento’ das funções do cargo na Orcrim, materializando uma espécie de Procedimento Administrativo Disciplinar da facção, como se fossem um funcionário público”, destaca o delegado.

– Investigações são coordenadas pela 6ª DEIC Paraíso – Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Além disso, as investigações apuraram que os integrantes da organização criminosa vêm sendo responsáveis pelos mais diversos crimes ocorridos na região de Paraíso do Tocantins, incluindo furtos, roubos de valores e de armas de fogo. Ficou constatado que esses integrantes exercem funções típicas de “tribunais do crime”, impondo julgamentos paralelos a indivíduos que descumprem as regras da facção — como a que proíbe roubos em área conflagrada (proibido roubar na quebrada). “As vítimas, em sua maioria usuários de drogas, são submetidas a espancamento denominado ‘madeirada’, bem como outras formas de tortura extremamente violentas”, destaca.

 

A partir das técnicas de investigação criminal realizadas pela 6ª DEIC, a Polícia Civil pode compreender como essa estrutura paralela atuava. “Observamos que os crimes de relevo ocorridos em Paraíso e região são orquestrados pela organização criminosa. Os crimes que são cometidos sem o aval do comando sujeitam os responsáveis a procedimentos correicionais internos da facção”, contextualiza.

 

A investigação apurou que as penas variam, podendo ser desde: afastamento das funções, uma surra, mutilação e até mesmo a morte do faccionado que agiu sem consentimento dos superiores.

 

Rasante

O termo rasante refere-se a uma espécie de reunião regular, geralmente diária, que é destinada ao alinhamento de estratégias, monitoramento de condutas internas e planejamento detalhado de futuras ações criminosas conjuntas. “As reuniões ocorrem por meio de chamadas em conferência via aplicativo, da qual participam integrantes da facção com as lideranças regionais e os disciplinas (encarregados de executar as atividades). Ao final da chamada, é postado no grupo uma espécie de ‘ata de reunião’, chamada de rasante”, contextualiza.

 

O delegado destaca ainda que a investigação permitiu mapear a estrutura dessa organização criminosa na cidade de Paraíso do Tocantins, identificando boa parte dos membros, da liderança regional até a ponta operacional. “Entre os integrantes identificados estão indivíduos com extensos antecedentes criminais, que registram inúmeras passagens pelo sistema prisional e frequentemente estão envolvidos em crimes graves, incluindo homicídios, tráfico de drogas, sequestros, cárcere privado e torturas”, destaca.

 

Mandados cumpridos

Na Unidade Penal de Paraíso do Tocantins foi dado cumprimento a mandado de prisão contra V.H.A.G., conhecido no mundo do crime como Megamente ou Estudioso, o qual possui o cargo na facção de “Regional da Centro-Oeste do Tocantins”. Megamente foi preso no último sábado, 26, pelo crime de tráfico de drogas.

 

Durante a operação, foram três pessoas foram presas em flagrante e um menor apreendido, todos por tráfico de drogas. Entorpecentes, insumos, máquinas de cartão e celulares também  foram apreendidos.  O material apreendido será analisado, podendo contribuir para novos desdobramentos da investigação.

facebook
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail Copiar link
Artigo anteriorGoverno do Tocantins é homenageado durante posse da nova diretoria da Abrajet Tocantins
Próximo artigo Polícia Civil resgata crianças que estavam sendo violentadas sexualmente por familiares em Nova Olinda

Postagens relacionadas

Polícias Civil e Militar prendem dois suspeitos de roubo a mão armada ocorrido em posto de combustível “VÍDEO”

05/07/2025

Durante evento em Brasília, prefeito de Paraíso anuncia lançamento de aplicativo para aproximar população da gestão municipal

05/07/2025

Paraíso do Tocantins é destaque na Expo Católica 2025 em São Paulo

05/07/2025

Prefeito em exercício de Palmas Carlos Velozo anuncia novo secretário de Habitação e nomea representante em Brasília “Confira os nomes”

05/07/2025

Prefeitura de Palmas intensifica manutenção da iluminação pública na região sul da Capital nesta sexta, 4

05/07/2025

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil em premiação

05/07/2025
Últimas Notícias

Polícias Civil e Militar prendem dois suspeitos de roubo a mão armada ocorrido em posto de combustível “VÍDEO”

05/07/2025

Durante evento em Brasília, prefeito de Paraíso anuncia lançamento de aplicativo para aproximar população da gestão municipal

05/07/2025

Paraíso do Tocantins é destaque na Expo Católica 2025 em São Paulo

05/07/2025

Prefeito em exercício de Palmas Carlos Velozo anuncia novo secretário de Habitação e nomea representante em Brasília “Confira os nomes”

05/07/2025
Tocantins Alerta Oficial
Facebook Instagram YouTube
© 2025 Tocantins Alerta - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Network F5.

Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.