Young Asia manager girl changing a sign from closed to open sign on door cafe looking outside waiting for clients after lockdown. Owner small business, food and drink, business reopen again concept.

De acordo com dados da Receita Federal do Brasil, o Tocantins tem 108.109 empresas em atividade, e ocupa o terceiro lugar entre os estados da Região Norte. Em primeiro lugar está o Pará, com 334.619 empresas registradas e o Amazonas vem em segundo, com 165.987. Ainda segundo os dados, no Tocantins, dos mais de 108 mil cadastros registrados no Estado, 60,38% são de microempreendedores individuais e 39,62% se dividem entre microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte.

O setor de serviços é o que registra o maior número de empresas, sendo responsável por 42% dos CNPJ’s ativos, o que corresponde a 45.299, seguido de perto pelo comércio que responde por 40% dos registros. A indústria e a construção civil ocupam 8% cada e a agropecuária conta com 1% nesses números. Juntos os setores do comércio e de serviços concentram 82% do total de empresas em atividade no Tocantins.

Entre as cidades com maior número de registros de CNPJ’s ativos está Palmas, com 35.635. Na segunda posição vem Araguaína, com 14.111 e Gurupi ocupa a terceira colocação, respondendo por 8.285 dos registros ativos.

Palmas é a cidade com o maior número de empresas em atividade no estado – créditos arte: Thassio Borges / Governo do Tocantins

Segundo o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, os números retratam a importância do setor empresarial para o Estado. “Neste momento de retomada é fundamental dar essa visibilidade para a classe empresarial do Estado, que é tão importante para a movimentação da economia. Esse dado só demonstra que, com o esforço, dedicação e trabalho dos empresários, é possível promover crescimento econômico e colocar o Tocantins sempre como uma referência   no fortalecimento das empresas brasileiras”, ressaltou o presidente.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, os bons números são reflexo dos esforços do Governador Mauro Carlesse para fortalecer a estreitar os laços entre os setores público e privado, em especial, nesse último ano, onde a pandemia colocou um grande obstáculo, que tem sido superado dia após dia com a parceria entre os setores.

“Temos um Governo, que muito contribuiu para a positivação e crescimento do número de empresas no Tocantins. E seguindo as diretrizes de Mauro Carlesse, nós da Indústria e Comércio temos atuando no planejamento de ações e na execução de projetos que contribuam para o desenvolvimento de todos os setores produtivos do Estado.

A prova de que esse trabalho tem alcançado excelentes resultados é o número de empregos gerados nesses últimos anos, mesmo em meio às dificuldades, o Tocantins segue figurando entre os cinco estados que mais tem empregado no Brasil, de acordo com os dados do Caged”, finalizou.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta