A águia  estilizada

Segundo a Normativa n°001/16-DEIP PMTO, formando  F e T em uma fusão com um raio é o maior símbolo da FORÇA TÁTICA tocantinense. Cada  um tem um significado a águia representa o grupamento, e significa o olhar preciso/cirúrgico do operador de FT e a precisão e rapidez na captura, características necessárias ao patrulhamento tático. Essa história da águia é  muito antiga, na doutrina da FT e ROTAM PMMT fala que é estilizada na cor vermelha em homenagem aos “Aguiares” da Unidade precursora do Patrulhamento Tático, ROTA PMESP.

O Raio

Representa o patrulheiro tático, e significa a ação enérgica e célere, atributos indispensáveis à atuação policial em ocorrências de alta complexidade. A cor amarela: representa o ouro; e significa a inteligência e o conhecimento técnico policial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cor vermelha: Representa o sangue; e significa o patriotismo, o esforço, a abnegação e o sacrifício da própria vida na defesa da sociedade. A cor preta: Representa as místicas do grupamento; e significa o doutrinamento, a postura e compostura da Força Tática.

Portanto, a águia é uma herança da mãe do patrulhamento tático ROTA PMESP, que atravessou as divisas do estado paulistano até o Centro geodésico do país o estado do Tocantins.

Wanderson Cordeiro
Professor de concurso
E policial militar

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta