Comunidade, equipes do Naturatins e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente durante roda de conversa que tratou do MIF (Foto: Naturatins/Governo do Tocantins)
ANUNCIO

Nesta terça-feira, 30, a comunidade do Projeto de Assentamento (PA) Rio Prata, em Divinópolis, e as equipes da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente se reuniram numa roda de conversa e planejamento do Manejo Integrado do Fogo de Base Comunitária (MIFBC). Com esta iniciativa, que é realizada também em outras Unidades de Conservação do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) visa promover práticas para a preservação da biodiversidade de fauna e flora e prevenção aos incêndios florestais.

O Manejo Integrado do Fogo de Base Comunitária consiste numa estratégia para a gestão sustentável das áreas naturais, essencial em regiões como a da APA Ilha do Bananal/Cantão, que abrange uma extensa área de importância ecológica. Com esta abordagem, o Instituto estimula a participação ativa das comunidades locais na prevenção e combate aos incêndios, além de promover a conscientização sobre os impactos do fogo descontrolado à biodiversidade, que colocam em risco comunidades que dependem destes recursos para geração de renda às suas famílias.

Para o supervisor da APA Ilha do Bananal/Cantão, Fábio Dias, a importância do MIF de Base Comunitária está no modo de integrar conhecimentos tradicionais com técnicas de manejo do fogo, numa abordagem eficaz para lidar com os desafios ambientais atuais como as mudanças climáticas. “Ao envolver os moradores locais no processo de tomada de decisões e na implementação de práticas sustentáveis junto ao Poder Público, o MIF fortalece os laços entre as comunidades e o ambiente em que vivem, o que cria uma relação harmoniosa e equilibrada com a natureza”, reiterou.

Representante da Prefeitura Municipal de Divinópolis, a secretária de Meio Ambiente, Larissa Fátima Emiliano, agradeceu ao Naturatins pelo apoio ao município. “O Manejo Integrado do Fogo é de extrema importância para os produtores onde explica a forma correta de um planejamento junto ao órgão, da importância do controle do fogo na propriedade, de fazer na hora certa, sem correr riscos de uma queimada sem controle. Agradeço, em especial, a equipe do Naturatins de Araguacema, que faz um belo trabalho aqui na região”, destacou a gestora.

Conforme a servidora Hélia Regina, que mediou a roda de conversa, o encontro foi exitoso para a consolidação do planejamento para este ano. “Foi tratado também a problemática do fogo nas UCs, mostrando dados do site BD Queimadas. Fizemos a apresentação do MIF para a comunidade, suas metodologias como o mapa falado e o uso do fogo. A comunidade foi bem participativa”, finalizou. 

Deixe uma resposta