Trabalho desses servidores é pautado na aferição de informações, análise, avaliação independente e apresentação de documentos com dados seguros, embasados em provas. Foto: Divulgação IVM
ANUNCIO

Servidores atuantes em atividades de auditoria interna governamental na Secretaria Municipal de Transparência e Controle Interno (SETCI), concluíram nesta sexta, 30, o curso de atualização ‘Auditoria Governamental e Tomadas de Contas Especiais’. Promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), a formação contou com a participação de 19 servidores.

“Essa semana foi bastante produtiva, os servidores se sentiram renovados com materiais e técnicas atualizados, ou seja, preparados”. Explica a instrutora do curso, Elaine Sampaio, exemplificando ainda, os benefícios de auditores municipais em aprendizado constante. “Eles vão atrás da despesa realizada com os recursos públicos, verificando se está sendo feito de forma devida, bem empregado na educação, saúde, cultura e infraestrutura, então eles estão capacitados para fazer auditorias nos órgãos”.

Para a participante Maria Ires Cursino, que é analista de controle interno, a atualização é de grande relevância. “Essa complementação implica no resultado de um trabalho mais eficaz, bem elaborado e seguro. No exercício da função a gente tem essa responsabilidade e preocupação em elaborar um trabalho, o mais confiante possível, esse curso realmente acrescentou muito na nossa função”.

Separada em duas etapas, sendo a 1ª Princípios Fundamentais da Auditoria Governamental e  a 2º Recapitulando Gestão de Riscos – GR, os cursistas contaram ainda com momento prático de oficinas em grupos. “O intuito é justamente fazer eles trazerem as dores deles, para conseguirem colocar em prática o que eles aprenderam durante toda a semana, sobre a legislação, conceitos e metodologias”, conclui Elaine Sampaio.

Texto: Redação IVM

Edição: Deni Rocha/Secom

Deixe uma resposta