Junina São João das Palmas. Foto: Júnior Suzuki / Ascom FCP
ANUNCIO

A noite de São João festejada neste sábado, 24, foi memorável para o público que prestigiou a primeira rodada de apresentação das juninas do Grupo Especial, no 31° Arraiá da Capital, edição 2023. Com temas variados e cenários luxuosos, as quadrilhas não economizaram na garra e criatividade para animar as torcidas que lotaram a arena para acompanhar de perto cada detalhe das apresentações, no circuito instalado nas imediações do estádio Nilton Santos. A noite especial também contou com o embalo de muita música no Correto do Forró e os shows nacionais do grupo Os Gonzagas, Juze e Lukete e Clayton Farias.

Público lotou a arquibancada na primeira noite de apresentação do grupo especial. Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

A primeira quadrilha a se apresentar foi a ‘Cafundó do Brejo’, a atual campeã da competição. Os integrantes entraram na arena para brigar pelo título de bicampeã dançando a temática ‘Ouro Verde – Santa que casa não faz milagre’. Vestida de muito brilho e criatividade, a ‘Encanto Luar’ foi a segunda a subir na grande arena, com um enredo que ressalta uma linda história de amor entre dois jovens de diferentes classes sociais, eles encheram a festividade de romantismo.

31º Arraiá da Capital – Grupo Especial – Junina Cafundó do Brejo. Foto: Júnior Suzuki / Ascom FCP
Junina ‘Cafundó do Brejo’, apresentou a temática ‘Ouro Verde – Santa que casa não faz milagre’. Foto: Luciana Pires/Secom Palmas.
Junina Encanto Luar ressaltou uma linda história de amor entre dois jovens de diferente classe social, enchendo a festividade de romantismo. Foto: Júnior Suzuki / Ascom FCP

Representando a região norte da Capital, a junina ‘Arrasta Pé do Liberdade’, trouxe a temática sobre a busca pela alegria, fé e esperança, exaltando em vários momentos a força do povo do sertão nordestino.

Junina Arrasta Pé do Liberdade trouxe a temática da busca pela alegria, fé e esperança, exaltando a força do povo do sertão nordestino. Foto: Júnior Suzuki / Ascom FCP

E fechando as apresentações, a junina ‘São João das Palmas’ homenageou a obra de Lysias Rodrigues, que atuou como engenheiro, escritor, pesquisador, tendo sido piloto pioneiro da aviação brasileira, além de dar início à luta pela criação do Estado do Tocantins.

Junina ‘São João das Palmas’ homenageou a obra de Lysias Rodrigues. Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Moradora da região sul da cidade, a analista de licitação, Catiele Cristina, torceu e vibrou bastante com a performance da sua junina, enquanto assistia à apresentação da arquibancada. “Sou muito apaixonada pelo São João e todos os dançarinos se dedicam muito para realizar um grande espetáculo. Independentemente da competição, é muito importante o apoio do público nas arquibancadas, pois incentiva, e dá mais confiança no momento da apresentação das juninas”, destacou.

Analista de licitação, Catiele Cristina, torceu e vibrou com a performance da junina Cafudó do Brejo. Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Neste domingo, 25, outras quatro agremiações do Grupo Especial irão se apresentar na grande arena, encerrando a programação do Arraiá da Capital. O resultado do concurso será divulgado nesta segunda-feira, 25.

 

Música

Com a proposta mais intimista, o Correto do Forró abriu os trabalhos musicais da festividade e contou com a participação dos artistas regionais, como os cantores Lucimar e o Braquinha Barroso, que recepcionaram o público tocando ritmos variados.

Para fechar a noite de São João, em grande estilo, no palco principal, o grupo Os Gonzagas se apresentaram em conjunto com Juzé & Lukete. Os dois repentistas ganharam notoriedade nacional, após integrarem o elenco da novela Mar do Sertão, exibida pela Rede Globo, presentearam o público com um repertório musical recheado de grandes clássicos da música nordestina, que todos sabem cantar do início ao fim.

Grupo Os Gonzagas e os repentistas Juze e Lukete tocaram grandes clássicos da música nordestinas. Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Se apresentando pela primeira vez na região norte, os artistas destacaram a importância de levar a música nordestina para outras regiões do país.

O cantor, compositor e sanfoneiro Clayton Farias fechou as apresentações com chave de ouro, com a mistura de ritmos de que não pode faltar na playlist da festividade, como xaxado, xote e sertanejo.

Deixe uma resposta