Cartaz com orientações sobre curso de Suporte Avançado de Vida em Parada Cardiorrespiratória-PCR nas alas de internação / Divulgação SES-TO
ANUNCIO

O suporte avançado de vida é um conjunto de protocolos e habilidades que salvam vidas que estendem o suporte básico de vida para apoiar ainda mais a circulação e fornecer uma via aérea aberta e ventilação adequada. Sabendo desta importância para melhor atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Geral de Palmas (HGP) tem capacitado sua equipe,  em parceria com a Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência (Lutte) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Desde 2022 até agora, quase 200 profissionais entre fisioterapeutas, auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiros.

Segundo o presidente da Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência do curso de Medicina da  UFT,  Lucas Scalia  “o suporte avançado de vida em parada cardiorespiratória que nós ensinamos segue o protocolo de atendimento  internacional American Heart Association (AHA). A parada cardiorespiratória  quando ela acontece pode determinar  a vida ou morte do paciente.Por isso a importância  da atualização  constante para ter este conhecimento. O curso  é promovido por acadêmicos e  membros da Lutte da UFT  em parceria com os professores e o coordenador Pedro Cuelllar, residentes da cirurgia geral, profissionais externos  juntamente com o Nep”, afirmou.

De acordo com a servidora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Morgana Paranaguá “buscando a qualificação dos servidores da unidade hospitalar o Nep procurou a Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência da UFT como parceira para desenvolver este trabalho de capacitação, de formação, de aperfeiçoamento para assistência de qualidade aos usuários. Este curso faz parte do projeto de educação permanente e vamos manter a realização deste curso em 2024 “, explicou.

O enfermeiro Arton Nunes Barros que atua no pronto-socorro adulto do HGP foi um dos diversos profissionais que participaram da capacitação. “Um curso maravilhoso! Veio dar suporte para nós  profissionais  e tivemos a oportunidade  de atualizar nossos conhecimentos, tirar  dúvidas para melhor atender  nosso paciente. Com aula prática  e teórica, muito bom”, declarou.

Sobre suporte básico

O Suporte Básico de Vida (SBV) é considerado o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima. Este suporte é vital até a chegada do Suporte Intermediário de Vida (SIV). O intuito principal é não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões. Um ágil Suporte Básico de Vida pode proporcionar até 60% de chance de sobrevivência.

Deixe uma resposta