Atendimento de preventivo e mamografia em ação da Secretaria da Mulher e Carreta do Amor - Foto: Governo do Tocantins
ANUNCIO

Em uma parceria com o Hospital de Amor, a Secretaria de Estado de Estado da Mulher oportunizou que mais de cem mulheres tivessem acesso ao exame preventivo de Colo do Útero e exame de mamografia nesta quinta (19) e sexta-feira (20).  A ação foi realizada na Carreta do Amor, que estava estacionada em frente a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), em Palmas.

 

 Foram dois dias voltados para a promoção da saúde das mulheres de Taquaruçu, Jardim Arara 1 e 2, Aureny IV, Assentamento Piabanha e também para as servidoras da Secretaria de Agricultura, Secretaria da Educação e Agência de Tecnologia da Informação.

 

O diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo do útero aumenta as chances de cura. O exame Papanicolau  deve ser feito regularmente por mulheres que têm vida sexual ativa e a mamografia por mulheres a partir dos 40 anos de idade.

 

A empresária Rosângela Gomes, de 48 anos, foi uma das beneficiadas com a ação da SecMulher e compartilhou que esta foi a primeira vez que realizou a mamografia e que mantém um rígido calendário de exames preventivos a cada seis meses. “Sempre faço meus exames preventivos regularmente, pois sei que ao começar o tratamento no  início as chances de cura são maiores. Quando fiquei sabendo da realização da mamografia decidi fazer, pois o exame é mais preciso que o toque”, enfatizou.

 

A diretora de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Mulher e coordenadora das atividades do Outubro Rosa, Terezinha Aquino, destacou que a secretaria visa facilitar o acesso das mulheres à saúde. “Queremos, por meio de parcerias, oportunizar que as mulheres de baixa renda e da zona rural também realizem exames importantes e rotineiros como o preventivo e a mamografia para que também tenham chances, em caso de detecção, de cura”, frisou.

 

Jalapão

 

Juntamente com a Carreta do Amor, a Secretaria de Estado da Mulher estenderá os atendimentos para o município de Lagoa do Tocantins, onde também serão atendidas as mulheres dos Quilombolas Mumbuca, Rio Novo e Carrapato, da região de Mateiros. A ação será realizada dos dias 24 a 27 de outubro.

 

A expectativa é que sejam realizadas 160 mamografias e preventivo do Colo do útero durante a semana, ampliando assim o impacto positivo dessa ação de cuidado e prevenção. Por meio do compromisso com a saúde, a Secretaria de Estado da Mulher espera que um número cada vez maior de mulheres tenha acesso a exames importantes para saúde e bem-estar.

 

A secretária de O Outubro Rosa foi criado para dar visibilidade e ressaltar a importância do diagnóstico precoce para assim aumentar as chances de cura da doença.

Deixe uma resposta