O Secretário do Setas, Jonis Calaça, participa de reunião com o ministro de Estado do Trabalho e Emprego de Brasília, Luiz Marinho, e representantes do Tocantins, a secretária executiva, Terezinha Andrade, e o diretor do Trabalho, José Alberto Guimarães.
ANUNCIO

O secretário da Setas, Jonis Calaça, participou nesta segunda-feira, 3, de uma reunião entre o Ministério do Trabalho e Emprego e o Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), em Brasília. O ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou do encontro, que teve o objetivo de alinhar a destinação dos recursos do orçamento do exercício de 2023 e apresentar a reestruturação do programa Sine – A Casa do Trabalhador.

O programa é uma iniciativa do MTE, que tem como objetivo fortalecer e expandir a rede de atendimento do Sine, buscando aprimorar e modernizar a estrutura física e os serviços oferecidos. A iniciativa prevê espaços físicos mais adequados, acolhedores e acessíveis. Também estão previstas melhorias na infraestrutura tecnológica, com o objetivo de modernizar cadastros, intermediação de vagas e informações sobre mercado de trabalho, incluindo a integração de sistemas em nível nacional para padronizar o atendimento.

O encontro também contou com a presença do secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, secretários estaduais e secretários de municípios filiados ao Sine, em diversos estados do Brasil. Representando o Tocantins, além do secretário Jonis Calaça, estiveram presentes a secretária executiva da Setas, Terezinha Andrade, e o diretor do Trabalho da Setas, José Alberto Guimarães.

A participação do Governo do Tocantins indica o interesse do estado em alinhar suas ações e estratégias com o governo federal e outros parceiros na área do trabalho e emprego. Os encontros do Fonset proporcionam um espaço de discussão e troca de informações entre as autoridades e profissionais envolvidos, visando a melhoria e o desenvolvimento do setor de trabalho no país.

O secretário Jonis Calaça, agradeceu ao ministro Luiz Marinho, a importante iniciativa de discutir com secretários nacionais e gestores sobre o crescimento do Sine. “O foco agora é olhar para o futuro e refletir sobre a capacitação e evolução das políticas de trabalho, como crédito e encaminhamentos. No entanto, é importante ter um olhar cuidadoso e atencioso em relação à infraestrutura do Sine em todo o país”, afirmou.

O ministro Luiz Marinho, destacou o compromisso com a reestruturação do Sine. “Nos preocupamos com a retomada e reconstrução do Sine, e isso dependerá do esforço coletivo. É importante que todos estejam envolvidos para que o Sine seja o melhor possível. Creio que nós temos todas as condições de fazer, na medida que, de fato, colocamos atenção nisso”, afirma o ministro, que reforçou a sua preocupação com o trabalhador. “Queremos um lugar onde os trabalhadores se sintam em casa, com uma recepção calorosa, uma infraestrutura adequada e as informações necessárias”, finalizou.

Três mil vagas para jovens 

Durante o encontro, o secretário Jonis Calaça, mencionou que, por meio do Programa Jovem Trabalhador, a Setas abriu três mil vagas de trabalho formal no poder público estadual, destinadas a jovens de 16 a 21 anos. O programa Jovem Trabalhador é o maior programa de aprendizagem do Tocantins, com foco em impacto social na vida dos jovens tocantinenses em situação de vulnerabilidade.

“Em nome do governador Wanderlei Barbosa agradeço mais uma vez a oportunidade de participar desse debate. É necessário estarmos próximos ao ministro, seu secretariado e os gestores do Sine de todo o país, para tratar sobre os recursos e as estratégias de melhoria da infraestrutura do órgão e da empregabilidade no país, especialmente no Tocantins”, afirmou.

Deixe uma resposta