ANUNCIO

O Governo do Tocantins, através da Secretaria da Cultura (Secult), realizou nos na última semana, na região da Ilha do Bananal, o cadastramento de 344 artesãos para emissão da Carteira Nacional do Artesão. A ação foi desenvolvida em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no evento desempenhado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-TO, feito para incentivar a população indígena na participação no processo político tocantinense.

Servidores da Secult estiveram presentes nas aldeias Fontoura, Santa Isabel e Macaúba angariando informações dos artesãos para a realização do cadastro, que pode ser feito no portal do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), através do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). O documento tem validade de seis anos em todo território nacional e com ele os artesãos têm a oportunidade de participar de eventos, feiras, oficinas, cursos, entre outras oportunidades oferecidas pelo PAB.

Servidores da Secult estiveram presentes nas aldeias Fontoura, Santa Isabel e Macaúba angariando informações dos artesãos para a realização do cadastro para emissão da carteirinha – Lukas Rhyere / Governo do Tocantins

Durante os dias de ação, artesãos das localidades também comercializaram peças do artesanato local. Ao todo, um total de 413 peças foram vendidas, somando mais de R$ 12 mil. Além disso, quase 200 foram encomendadas para posterior entrega, gerando um valor de R$ 4.560 mil.

Além dos cadastros feitos pela Secult, artesãos também venderam mais de doze mil reais em peças – Lukas Rhyere / Governo do Tocantins

Além dos cadastros realizados pela Secult e das vendas do artesanato tocantinense, foram oferecidos pelo TRE serviços como a emissão de certidões de nascimento ou casamento, título eleitoral, identidade, CPF e certificado militar. A programação incluiu a participação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e a Secretaria da Educação (Seduc).

Deixe uma resposta