Projeto consiste em oficinas de cerâmica manual que serão ministradas para turmas do 2º, 3º e 4º ano e professores. Foto: Divulgação
ANUNCIO

O Projeto Memórias do Barro, contemplado com recurso do Fundo Municipal de Apoio à Cultura via Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC 2023 da Fundação Cultural de Palmas, realizará oficinas de modelagem de argila manual nas Escolas Municipais Crispim Pereira Alencar e Escola de Tempo Integral (ETI) Professor Fidêncio Bogo.  As oficinas acontecerão de  5 a 7 de junho na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar na Semana do Meio Ambiente, e em agosto da ETI Fidêncio Bogo.

O projeto consiste em oficinas de cerâmica manual que serão ministradas para as turmas do 2º, 3º e 4º ano e professores. O objetivo é difundir o processo de modelagem em argila manual, promovendo atividades de cerâmica em sala de aula visando estimular a criatividade e a sensibilidade, a fim de destacar sua importante contribuição na história de identidade e cultura do nosso estado.

De acordo com a proponente do projeto e representante do Pote de Ouro Arts, Daniella Aires, “será desenvolvido um trabalho em que ver, sentir, criar e compreender o processo de transformação da argila estará aliado a uma atividade prazerosa que além de resgatar um pouco das nossas raízes, ainda estimula o domínio motor, a autoexpressão, a interação lúdica e o desenvolvimento interpessoal”.

Daniela explica ainda que “o contato com a argila, trazem inúmeros benefícios ao desenvolvimento humano e em especial às crianças. A arte na educação básica faz com que a gente consiga alargar as experiências em sala de aula dos nossos estudantes, possibilitando a descoberta de talentos e habilidades, desenvolvendo competências que vão acompanhá-los em outras disciplinas”.

 

Pote de Ouro Arts

Pote de Ouro Arts é um empreendimento de arte e cultura com sede no distrito de Taquaruçu. Tem como premissa a valorização da originalidade do artesanato regional, tendo como destaque a cerâmica primitiva. Tem como foco o resgate da cultura popular e a valorização dessa arte. Desde que começou suas atividades, já ministrou diversas oficinas em parcerias com escolas, voltadas para comunidade e aos sábados oferece uma vivência com o barro para o público infantil e adulto.

Objetivo é difundir processo de modelagem em argila manual, promovendo atividades de cerâmica em sala de aula. Foto: Divulgação

Para a diretora da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, Virginia Perys, “o projeto Memórias do Barro traz para dentro da Escola Crispim o encanto, a beleza e a riqueza que é moldar o barro, dar vida e forma. As crianças de 2° ao 4° ano vão soltar a criatividade e imaginação. Essas oficinas são aliadas ao momento que elas vivem, que é o aprendizado e a formação dos valores. Estamos muito felizes por podermos oferecer esta vivência aos nossos alunos e professores”.

Deixe uma resposta